domingo, 26 de setembro de 2010

Encantar-se!


Uma das minhas atividades favoritas no comecinho da semana é garimpar a Revista Veja. Quase sempre encontro, entre as rotineiras notícias dos escândalos políticos e também banalidades, assuntos muito bacanas para pensar.

Na edição que saiu ontem (25/09) tem um belo artigo da Psicanalista Betty Milan, uma das recentes colunistas da revista. "O gosto da surpresa" é o título. 

"Nada melhor do que se surpreender, olhar o mundo com os olhos de criança", diz Betty. Quem assiste minhas palestras pelo Brasil afora sabe o quanto aprecio essa questão. Gosto de dizer que "surpreender-se" é algo semelhante à virtude dos filósofos, pois desde a antiguidade ensinava-se que a primeira característica para a arte de filosofar é a capacidade de espantar-se, admirar-se, surpreender-se.

Nesse sentido todos devemos ser filósofos experimentais, crescendo em admiração pela vida enquanto presente de Deus. As crianças vivenciam isso de forma maravilhosa, rindo gostosa e repetidamente de coisas que nós, adultos, já esquecemos o quanto são singelamente fantásticas. Não é à toa que Jesus disse que "se vocês não se tornarem como crianças não poderão ver o reino de Deus".

Se a gente treina a percepção descobre tantas maravilhas ao redor. A vida pode ser muito, muito leve com esse encantamento. Mesmo sendo gordo como eu sou! Não é necessário ler o livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer” e enão lançar-se numa jornada de férias anuais em busca desses lugares paradisíacos. Bem à nossa volta podemos enxergar  tanta beleza se tão somente o coração estiver suficientemente aberto para perceber.

Desejo-lhe muitos encantamentos nesse dia... Basta treinar a visão interna para enxergar. Você ficará encantado com as maravilhas que aparecerão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário