quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Segurança Emocional


Terminei há pouco de fazer uma palestra no programa da SIPAT aqui do Unasp. Durante uma semana inteira a cada ano, as empresas reúnem seus colaboradores para revisarem as questões relacionadas à segurança no trabalho. Uso correto dos equipamentos, relatórios de estatísticas, novidades em tecnologia de segurança... são alguns dos temas recorrentes nesses encontros. Já participei de um montão deles.
Falei hoje sobre “Segurança Emocional”, com a profunda convicção de que, a melhor de todas as ferramentas que alguem pode utilizar no trabalho é a capacidade de estar bem consigo mesmo, na busca constante pela paz interior e por uma centralidade nas emoções. 
O velho sábio Salomão já lembrava: “meu filho, tome muito cuidado com as suas emoções, porque elas afetam toda a sua vida”. Belo conselho!
Quando não estou “de bem” comigo as possibilidades de acidentes aumentam de forma exponencial e a cara da vida fica simplesmente horrível. Por isso necessitamos tanto fazer viagens periódicas ao interior da alma a fim de explorar as coisas que estão lá dentro. O processo de buscar entender-se e viver melhor é uma jornada maravilhosa, constante e nunca tem fim enquanto estamos vivos. Sentir-se emocionalmente seguro é, portanto, um patrimônio de inestimável valor.
Relembro Francis Bacon dizendo que “o mundo é um livro aberto; o tolo se contenta em ler as palavras, mas o sábio procura traduzir-lhes o significado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário